A SELF – Semana de Letras da FACALE – foi organizada com a finalidade de refletir acerca da relação existente entre ensino, linguagem e diversidade, tomando como ponto de partida tanto a diversidade linguística que abrange a região da Grande Dourados como a rica literatura regional do MS. O objetivo da SELF é contribuir com os alunos de Letras da UFGD e de outras instituições da região, através da integração entre a universidade e as comunidades (comunidade local, aldeias indígenas, povos oriundos da fronteira Brasil - Paraguai e pessoas advindas de outros estados) e promover o contato dos participantes com outros pesquisadores das áreas em foco no evento.

A Comissão organizadora do evento visa a manter o caráter multidisciplinar das apresentações, bem como focar os debates em temas pautados pelas questões atuais dos estudos científicos das línguas, das literaturas e dos processos de ensino e aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras. O evento oportuniza o diálogo acadêmico com os saberes advindos das práticas sociais e pedagógicas. As discussões propostas nas Palestras, Minicursos e Comunicações apresentam temáticas diversificadas dentro das várias subáreas das Letras.

A Semana acadêmica já está em sua segunda edição. A primeira, com o tema “As tantas faces das Letras”, em 2016, procurava destacar os vários segmentos em que os egressos de Letras podem atuar. O tema deste ano – Lugar de aluno de Letras é no mundo – convida os alunos e profissionais da área das Letras a viajarem pela diversidade de culturas do mundo e interagirem com elas, por meio de suas línguas e literaturas. Assim, dá-se continuidade à construção de um evento que vem se tornando o centro de apresentação das pesquisas do curso de Letras.

Cada participante da Semana de Letras da FACALE ressalta, com a multiplicidade de dons a serviço do bom andamento do evento, o caráter multicolorido da diversidade.

Desejamos a todos um excelente encontro!